logo
 
DATA | 18 DE ABRIL DE 2016

CÂMARA MUNICIPAL DÁ ÚLTIMO ADEUS AO VEREADOR VALMIR DO MONTE ALEGRE

A Câmara Municipal de Catarina realizou na última sexta feira, 15 de abril, a 5ª Sessão Ordinária de 2016, juntamente com o ato solene em homenagem ao Vereador Antonio Chagas de Oliveira (Valmir do Monte Alegre) que veio a falecer no dia 13 de abril, por assassinato.
O Plenário e todos os arredores das dependências do Legislativo Municipal estavam superlotados de pessoas que acompanhavam o cortejo fúnebre do Vereador Valmir do Monte Alegre.
Toda a imprensa local, regional e também do estado, noticiaram e acompanharam o triste fato acontecido com o Vereador Valmir.
Diversas autoridades estiveram presentes para prestar homenagens.
Foi grande a comoção das autoridades presentes, família e de toda a população que acompanhavam a despedida do parlamentar.


Autoridades presentes:
Prefeitos:
De Catarina, Rafael Rufino Melo Paes de Andrade; de Arneiroz, Monteiro Filho.
Ex-prefeito, Lamartine Rodrigues.
Vereadores de outros Municípios:
De Acopiara, Francisco Silva Cavalcante (Mundoca); de Jucás, Denis Fernandes; de Saboeiro, Mozer Viana; de Arneiroz, Airton Oliveira.
Vereadores de Catarina:
João Ferreira Duarte (João da Ematerce); Antonio Reginaldo Gomes; Francisco das Chagas de Souza Silva (Chagas da Santana); Antonio Francisco Rodrigues Pereira (Tatá); Antonio Carlos Guedes; Antonio Fernando Araújo Rodrigues; Francisco Augusto Oliveira Paes de Andrade; Francisco Lourival Chaves Neto; José Ironildo Ferreira Cardoso; Paulo Derval Gomes de Carvalho e Virgílio Holanda Lima Netto.
Além das autoridades presentes, diversas outras, ligaram para a Câmara e para a família do Vereador Valmir, para prestar sentimentos.
Após as formalidades regimentais da Sessão Ordinária, o Senhor Presidente declarou que a parte da explicação pessoal seria exclusivamente para homenagens ao amigo Valmir do Monte Alegre, que se encontrava de corpo presente no Plenário.
Entrada do corpo do Vereador Valmir no Plenário:

Envolta de muitas emoções, as homenagens foram prestadas por todas as autoridades presentes na Sessão, que usaram a tribuna para prestar sentimentos à família, agradecer a amizade que tiveram com o Vereador Valmir e lamentar profundamente esta grande perda pela família, amigos, pelo meio político e por toda a sociedade Catarinense. Desejaram ainda que Deus reservasse um bom lugar para o amigo Valmir do Monte Alegre.
O Presidente do Legislativo, João da Ematerce, declarou sinceros votos de pesar a família do amigo e compadre Valmir do Monte Alegre. Desejou que Deus o reservasse um lugar de paz e descanso na sua nova morada. Agradeceu todo o companheirismo do amigo enquanto em vida. Lembrou várias histórias de convivência e citou que o Poder Legislativo jamais será o mesmo sem a presença marcante e diária do amigo, que mesmo estando afastado do cargo, por decisão judicial, não deixava de visitar diariamente a sede do Legislativo para cumprimentar os amigos e debater assuntos relativos ao desenvolvimento político e social de Catarina. Por fim, ressaltou que o último adeus de Valmir do Monte Alegre, estava sendo no lugar onde mais gostava de estar, à mesa do Plenário da Câmara Municipal de Catarina, passando agora a ser o eterno Vereador Valmir.
Todas as autoridades colocaram-se a disposição dos familiares para o que fosse necessário, pediram agilidade da polícia e da justiça, como também clamaram para que o Governo do Estado e autoridades competentes resolvessem o problema de segurança pública, na cidade de Catarina e demais municípios pequenos.
Por: Câmara Municipal de Catarina
O PARLAMENTAR:

O vereador Valmir nasceu em Catarina em 19/03/1968, no sítio Monte Alegre. Tinha completado 48 anos no mês de março e era muito carismático com todos. Trabalhou como agricultor, comerciante e pedreiro. Tomou frente na luta por melhorias para os agricultores, sendo eleito presidente da Federação das Associações Comunitárias, levando a ter grande reconhecimento pelas comunidades do interior pelos trabalhos desenvolvidos e benfeitorias conseguidas. Fundou, juntamente com outras autoridades, a Liga Desportiva do Município de Catarina. Candidatou-se a Vereador em 2004, pelo PPS, não obtendo êxito. Em 2008, foi eleito vereador pelo PMDB com 563 votos, sendo o vereador mais votado da época. Nessa legislatura, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Catarina para o biênio 2011/2012. Em 2012 foi reeleito vereador pelo PTB com 319 votos. Atualmente, Valmir era ligado ao grupo de situação e estava afastado do cargo por decisão judicial. Valmir era um dos vereadores mais populares e atuantes da câmara e pretendia se candidatar novamente neste ano. Havia dezenas de projetos de sua autoria aprovados no Legislativo Municipal, sendo que, muitos deles foram atendidos pelo poder executivo. O vereador deixa família, mulher e quatro filhos.
Por: Ari Cosmo (com alterações)

A CÂMARA:


Por força da justiça, Valmir estava afastado dos trabalhos legislativos, mas aguardava o seu retorno com muita expectativa. Enquanto isso, o primeiro suplente, vereador Derval do São Gonçalo, ligado ao grupo de oposição, assumia a cadeira no legislativo local, o que deverá ser efetivada posteriormente, em sessão solene.

O presidente da Câmara, João da Ematerce, entrou em contato com todos os vereadores, para que fosse feita uma justa homenagem ao vereador Valmir, no Paço Legislativo, pois todos estão estarrecidos com a morte do companheiro.

O CASO:

Um fato lamentável deixou a cidade de Catarina abalada nesta noite de quarta (13) para quinta-feira,14, quando por volta das 00h:05min, foi assassinado à bala, o vereador e ex. presidente da Câmara deste município, Antonio Chagas de Oliveira, conhecido mais popularmente como Valmir do Monte Alegre, 48, casado, residente no bairro Balanças, nesta cidade.

Segundo a polícia militar, o acusado pela morte do parlamentar foi identificado como Francisco Maikel Vasconcelos, que fugiu.

O fato aconteceu no bar do Léo do Espetinho, na antiga Quadra Municipal, próximo à praça, ao lado da Farmácia do Francisco José.

Durante bebedeira, uma discussão banal por questões políticas, teria acontecido entre as partes, que entraram em vias de fatos, ou seja, teriam trocado empurrões, e com isso, Maikel foi até o seu carro e pegou uma arma, que inicialmente foi divulgado, que teria sido um revolver calibre 38, mas na verdade a polícia afirma que teria sido uma Pistola, e ao voltar para o referido estabelecimento, já teria chegado atirando contra o vereador. Porém nenhuma, cápsula foi encontrada no local, segundo o Sargento Vidal.

Pelo menos quatro disparos teriam sido efetuados, e três atingiram o político. Um no peito, um no abdômen e outro no braço. Em seguida, o acusado fugiu em seu carro, um Gol de cor prata, tomando rumo ignorado.

Maikel seria do mesmo grupo do vereador Valmir e durante pleitos passados teria trabalhado para o parlamentar como cabo eleitoral. Na cidade de Catarina, ambos eram tido como grandes amigos.

A Polícia Militar de Catarina foi acionada e chegando ao local do episódio, a vítima tinha sido socorrida por populares ao Hospital da cidade, mas não resistiu. O acusado ainda não foi preso.

Por: Flaviano Oliveira.


Da Família, Vereadores, Servidores e toda a população:

Declarou-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá”; - João 11:25
"Ninguém morre quando permanece vivo no coração das pessoas."

 

Deixe seu comentário







NOTÍCIAS RELACIONADAS

DATA | 02 DE FEVEREIRO DE 2018

Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.

DATA | 29 DE JANEIRO DE 2018

Após o período de recesso parlamentar, os membros do Poder Legislativo de Catarina voltarão a se reunir em Sessão Legislativa nessa sexta feira, 02 de fevereiro de 2018 e iniciarão novamente as discussões e tratativas de análise e votaçã [...]

DATA | 17 DE OUTUBRO DE 2017

O Vereador Francisco Augusto Oliveira Paes de Andrade, renunciou, através de carta escrita apresentada no dia 16/10/2017, ao cargo de 1° Secretário da Mesa Diretora do Legislativo Municipal em virtude de sua aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).O [...]

DATA | 17 DE OUTUBRO DE 2017

A Câmara Municipal de Catarina, reivindicou ao Ministério Público, através de ofício, que fosse realizada audiência pública para tratar da problemática no abastecimento de água em Catarina.Segue o texto na íntegra do ofício e [...]

DATA | 10 DE AGOSTO DE 2017

Convidamos toda a população para a 1ª Sessão Ordinária do 2° Período Legislativo de 2017, a se realizar sexta feira, 11 de agosto, a partir das 14h no Plenário Vereador José Rodrigues Irmão.Em pauta, projetos e assuntos do interesse lo [...]

Câmara Municipal de Catarina

INSTITUCIONAL

ANTONIO GELSIMAR LEITE

CNPJ: 07.185.247/0001-79

RUA JOSÉ RODRIGUES PEREIRA NETO, 327 - TRÊS PODERES

CONTATOS

 Tel. (88) 3556-1375

 camara.catarina@hotmail.com

 De Segunda a Sexta, das 08:00rs as 13:00hs

REDE SOCIAL

VÍDEO